clear
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
  • Portfólio
  • Videos
  • Depoimentos
  • Dúvidas Gerais
  • Fale conosco
clear
  Logo Produtor e Fotógrafo de moda em Belo Horizonte - Produção de Moda
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
    • Mentoria para modelos
    • Produção de Moda
  • Portfólio
  • Videos
  • Depoimentos
  • Dúvidas Gerais
  • Fale conosco
Produtor e Fotógrafo de moda em Belo Horizonte - Produção de Moda
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
    • Mentoria para modelos
    • Produção de Moda
  • Portfólio
  • Videos
  • Depoimentos
  • Dúvidas Gerais
  • Fale conosco

Tudo sobre o jeans | denim - Se apaixone por essas peças coringas tão queridas

Compartilhe

Foto Jeans | Denim - Se apaixone com essas peças coringas - Imagem 10

A HISTÓRIA DO JEANS

Há quase 200 anos, esta peça de roupa surgiu e, desde então, passou a fazer parte do cotidiano de quase todo o mundo. Hoje, você vai conhecer a história do jeans. Talvez, você até esteja vestindo uma calça jeans neste momento. Ou, certamente, a vestiu em algumas das últimas horas de sua vida (a não ser que esteja de férias em uma praia). Isso porque, desde que surgiu, ainda no início do século XIX, a calça jeans ganhou o mundo. Muito por conta de sua praticidade e versatilidade, podendo ser usada em casa, no trabalho ou em mesmo em eventos sociais.

Mas, o que muita gente não sabe como a história do jeans é rica e ajuda muito a entender a evolução industrial, econômica e social, destes quase 200 anos. Por isso, se você gosta de história, adora aquelas curiosidades do cotidiano e não larga a sua calça jeans, este será um artigo muito divertido. Confira!

A origem francesa do jeans

Esta é uma parte da história da calça jeans que muita gente realmente não conhece. A calça jeans não surgiu, de forma propriamente dita, na França. Porém, no ano de 1792 foi fabricado, pela primeira vez, na cidade de Nîmes, no sul da França, o denim. Tecido robusto e durável, que viria a ser a matéria-prima para as calças jeans. O nome do tecido “denim”, inclusive, faz referência a cidade, já que é uma redução de “de Nîmes”. Já que nos primórdios, era conhecido como o tecido característico da cidade francesa.

Vale ressaltar que o denim francês do final do século XVIII era muito diferente do denim atual, usado para confeccionar as calças jeans que conhecemos e utilizamos diariamente. Por exemplo, o denim original não era tingido de azul, sendo uma peça mais refinada, constituída a partir de seda e lã animal. A importância história do momento de surgimento do denim também é ímpar. O tecido foi desenvolvido e comercializado em meio à Revolução Francesa, uma das passagens históricas mais importantes da história recente da humanidade.

E a ligação do denim com este momento histórico não pode ser ignorada. Já que, em meio aos discursos de “Igualdade, Fraternidade e Liberdade” da França Revolucionária, o uso do denim, um tecido que se assemelhava muito ao tecido dos nobres, porém, com um valor muito menor, aproximou o “homem comum”, ao nobre e seu status quo, contra o qual se dirigia a Revolução.

curiosidades sobre o jeans

A história do jeans começa a tomar forma

O uso da palavra “jeans”, no entanto não vem da França, mas sim da Itália. O termo é uma forma jocosa pela qual os franceses se referem aos cidadãos e produtos de Gênova. Cidade no norte da atual Itália. À época da invenção do denim, Gênova era uma cidade autônoma, sob a forma de República. Porém, em 1797, com a ascensão de Napoleão Bonaparte e a formação do Primeiro Império Frances, Gênova foi invadida e anexada pela França Napoleônica. Com as transações comerciais trazidas pelo novo Império, o denim alcançou a cidade natal de Cristóvão Colombo. E lá, o jeans começou a tomar a forma e a cor que conhecemos hoje, com seu azul índigo tradicional.

A chegada aos Estados Unidos e Levi Strauss

Em 1851, Levi Strauss, migrou da cidade de Buttenheim, na atual Alemanha, para a incipiente Nova Iorque, na costa leste dos Estados Unidos. Cidade que começava a ganhar os traços de megalópole multicultural e etnicamente diversa, como a conhecemos hoje. Lá, Strauss foi trabalhar em um pequeno armazém família. Porém, apenas dois anos após a sua chegada em Nova Iorque, ele foi para a costa oeste. Aonde se iniciava a chamada “Corrida do Ouro”. E é aí que começa a história do jeans Levi.

quem inventou a calça jeans

As oportunidades com a corrida do ouro

Inicialmente, Levi Strauss rumou para São Francisco, no atual estado da Califórnia. A ideia dele era montar um armazém de produtos de mineração diversos, como pás e peneiras. Porém, a demanda por estes produtos, que inicialmente era alta, foi diminuindo com o tempo. À medida que o ouro californiano também foi se tornando mais escasso. Porém, um problema que ocorria com os mineradores, desde o início da Corrida do Ouro, eram as pessoas. Elas duravam pouco e se desgastavam rapidamente com o trabalho e as condições insalubres das minas auríferas.

Jacob Davis, um alfaiate do estado americano de Nevada, chegou em São Francisco, para vender roupas para mineradores e, de imediato, viu as possibilidades que o denim francês, vendido por Levi Strauss, tinha. Uma das grandes inovações de Davis foi fixar pequenos pedaços de metal nas bordas dos bolsos das calças, o que os tornava mais firmes e mais seguros para o armazenamento imediato de ferramentas, ou mesmo do outro encontrado. Além disso, outra grande inovação da calça jeans foram os zíperes. Isto porque permitia aos mineradores que fossem urinar, sem a necessidade de descer toda a calça. O que deu agilidade ao trabalho e fez com que a peça rapidamente ganhasse enorme popularidade. Em 1873, sob a patente de número de 139.121, Levi Strauss e Jacob Davis inauguraram a época do jeans nos Estados Unidos e em todo o mundo.

historia do jeans levis

Sobre o tema, fica a recomendação do Nerdcast 593 – Expansão para o Oeste. No podcast, é tratada a história da Corrida do Ouro e como a história da calça jeans Levi se encaixa em tudo isso. O Nerdcast é um dos podcasts mais acessados e ouvidos de todo o Brasil.

Como o jeans passou de uma calça de mineradores para uma das peças de roupa mais populares do mundo?

Após a patente, no entanto, a história da calça jeans demoraria mais 80 anos para sair das minerações e fábricas e passar para o cotidiano das pessoas. Apenas em 1950, quando o ator americano James Dean, o “Rebelde sem Causa”, passou a adotar as calças jeans como vestimenta, a peça se tornou popular. Dean era um símbolo de rebeldia da juventude americana dos anos 1950. Ele foi expulso da escola por diversas vezes e vivia como se literalmente não houvesse amanhã. Ele passou a usar a calça jeans como símbolo, já que, até aquele momento, as calças jeans eram exclusivas de operários e mineradores. A classe mais baixa da escala de trabalho da sociedade americana da primeira metade do século XX. Dentro desta concepção histórica, não era aceitável o uso das calças jeans. Já que se tratavam de roupas de “baixo escalão”. Dentro do seu espírito rebelde, James Dean passou a usar as calças e, desde então, a peça se tornou uma das mais populares do mundo.

a historia da calça jeans

James Dean morreu em 1955, aos 24 anos, em um acidente de carro, quando se dirigia a uma corrida de carros na qual iria competir. Porém, a sua herança de estilo levou a história da calça jeans a outro patamar. Em pouco tempo, a calça jeans começou a se tornar uma peça “mais aceitável” de roupa. Nas décadas seguintes, mais e mais pessoas passaram a usar a calça jeans. Dando continuidade a jornada da peça que saiu da França, passando pelas minas de São Francisco, até chegarem ao seu armário.

PEÇAS CORINGAS

Peças coringas são aquelas roupas essenciais que ano após ano nunca saem de moda, peças que você “tem que ter” no seu guarda-roupa. Por serem assim tão básicas e versáteis, vale a pena investir para ter um guarda-roupa funcional e prático. Em jogos de baralho, a maioria das pessoas conhece curinga como aquela carta que substitui outras e tem várias funcionalidades. No futebol, o termo significa aquele jogador versátil que joga em qualquer posição. Na moda, a significação não é muito diferente, já que uma peça curinga é aquela que combina com tudo e pode ser usada em diversas ocasiões. Mas será que você sabe mesmo quais são essas peças? Se a resposta for negativa, fique tranquila, pois neste post explicaremos tudo sobre elas e ainda daremos dicas de combinação! Ficou curiosa? Então continue a leitura!

Em uma explicação mais simplista, pode-se dizer que as peças curinga são aquelas mais básicas e neutras que harmonizam muito facilmente com a maioria das cores e estampas. Uma dica para perceber se essas peças estão em falta no seu armário é quando você tem dificuldade em escolher looks por achar que nunca tem nada para vestir, mesmo o guarda-roupas estando abarrotado de roupas novas e de boa qualidade.

Por que isso acontece? Simples: porque estão faltando aquelas peças conectoras que farão a ligação entre cada item. Para evitar aquele desespero de não conseguir encontrar o que vestir e acabar se atrasando para o evento, é sempre bom ter alguns itens que podem ser combinados com diversos estilos e ocasiões.

O JEANS CORINGA

Peça versátil e muito interessante para o inverno brasileiro. Homens e mulheres adoram e usam muito peças em jeans por ser prático de lavar, fácil de combinar com outras peças e é um material bem resistente. Desde calças, shorts, saias, bermudas, camisa e jaqueta jeans, é uma infinidade de possibilidades para este tecido. A jaqueta jeans é uma das peças mais versáteis de se usar no inverno brasileiro. Já que o nosso inverno é bem ameno (menos no sul, né?) dá pra usar bastante a jaqueta jeans em vários looks do nosso dia a dia. 

Como usar jaqueta jeans?

No trabalho - A jaqueta jeans pode ser usada em várias situações. Se o seu ambiente de trabalho não é tão formal você pode usar e abusar das peças de lavagem tradicional sem muitas aplicações. O look pode ser até com saia midi e camisa. Outra forma de usar a jaqueta jeans no ambiente de trabalho é combinando com calça flare. O modelo alonga a silhueta, remete a elegância e alinhamento, 2 características interessantes para uma boa imagem.

No outono - O ideal é combinar com blusas mais quentinhas com gola alta pra complementar e aquecer o corpo. Mas se você não abre mão de usar com calça uma ideia é usar a calça skinny ou reta preta. A t-shirt pode ser basiquinha. Capriche nos acessórios como sapato loafer, bolsa e óculos arrasadores.

No conforto - Pode apostar em um tênis e camiseta de listras. O visual descontraído é ótimo para ir a faculdade ou para o dia a dia.

Mais sexy - Para acrescentar mais estilo ao look que tal usar a jaqueta jeans com uma calça de couro? A peça em couro traz o mix de textura.

Final de semana - A ideia é libertar o seu lado romântico com um vestido de renda e uma jaqueta jeans de lavagem mais clara.

Mais contemporâneo - Uma forma de usar jaqueta jeans é optar pelo modelo com aplicações. Vestido leve e bota pesada, veja como o visual fica mais moderno.

Pra quem não quer errar o melhor é apostar na combinação com peças básicas porém nada sem graça. Veja como um look simples de 2 peças pode ser lindo por conta das aplicações no jeans.

Foto Mulher - Peças coringas - Imagem 0
Foto Mulher - Peças coringas - Imagem 1

 

 

Foto Mulher - Peças coringas - Imagem 2
Foto Mulher - Peças coringas - Imagem 3
Foto Roupas - Peças coringas - Imagem 6
Foto Roupas - Peças coringas - Imagem 4
Foto Roupas - Peças coringas - Imagem 7
Foto Roupas - Peças coringas - Imagem 5

Coletes

Um dos modelos de coletes mais populares nos looks do dia a dia. O colete é aquela peça sem muita funcionalidade na hora de montar o look, mas que toda mulher precisa ter ao menos um em seu guarda-roupa. O charme que ele acrescenta ao visual, nenhuma outra peça é capaz de fazer.

Sem falar na sua versatilidade, de ser uma peça que pode ser usada no verão e no inverno, de dia e de noite. Claro que depende muito das combinações que você fará e do colete que escolherá.

Existem coletes versáteis e outros nem tanto. O é colete uma das peças mais difíceis de transitar em diversos universos, principalmente quando se tem um modelo bastante esportivo. O modelo de colete em alfaiataria de tecido é o mais adaptável.

A diversidade de modelo contribui para que toda mulher ache um que combine com seu estilo. Há diversos: coletes com corte e tecido de alfaiataria, coletes em estrutura de alfaiataria, mas em tecidos estampados ou com texturas diferentes, coletes de tramas de crochê ou tricot, coletes de couro com ou sem franjas, coletes de pedraria ou correntes, são muitos.

O colete jeans é o mais jovial entre os coletes e é com ele que você pode criar os looks mais casuais. O que varia entre os coletes jeans é a sua lavagem e o seu modelo: podendo ser mais semelhante com a jaqueta jeans ou com uma camisa jeans.

Pela sua informalidade, vale a pena apostar em combinações com outras peças em jeans, camisetas e vestidões. Combine também com rasteirinhas e tênis e crie um visual super jovem e moderno. Para a consultora o colete jeans pede texturas mais despojadas como estampas e tecidos de texturas mais rústicas.

Foto Roupas - Peças coringas - Imagem 9
Foto Roupas - Peças coringas - Imagem 9

(Fotos ilustrativas via Google - Autores desconhecidos)

*Com informações de Webinsider e Dicas de mulher.


Tags: jeans denim peças coringas moda produção de moda pretinho basico luxury outono sexy jaqueta jaqueta jeans bermuda jeans short jeans vestido jeans fotografia de moda fotografo de moda saias jeans camisa jeans Conheça a história do Jeans: Uma das peças de r
Posts Relacionados
Gírias e dialetos criados pela comunidade LGBTQIA+ e seus significados

Gírias e dialetos criados pela comunidade LGBTQIA+ e seus significados

Corset, corselet, corpete e espartilho - Entenda a diferença

Corset, corselet, corpete e espartilho - Entenda a diferença

Preço Inbox

Preço Inbox

Nutrientes amigos da saúde dos olhos

Nutrientes amigos da saúde dos olhos

Como contratar modelo

Como contratar modelo

Entenda a diferença entre modelos new faces, super models, top models e ubermodels

Entenda a diferença entre modelos new faces, super models, top models e ubermodels