
Fundamentos e auxílio para modelo e manequim
Compartilhe
"A importância da instrução e do autoconhecimento perene e fundamental para toda carreira de sucesso."
Perfil certo ou errado? Na verdade essa classificação em nosso métier não existe, os dois estão certos pois falamos de perfis, de como as pessoas se comportam. A essência de cada indivíduo é relativo! O que podemos é analisá-los e entendermos qual é o nosso perfil.
Você se considera frágil ou resistente? Você tem o poder de decidir ou não pela mudança de comportamentos e atitudes. Alçar voos maiores e mais distantes são mais assustadores. Mas é só assim que você alcançará o sucesso esperado. A resistência funciona partindo de uma análise do processo de mensuração entre perda e ganho, na qual um modelo resistente consegue olhar para a situação, entender que acreditar e encarar determinado desafio pode trazer muito mais ganhos do que perdas. Outras profissões que vivem esse cenário são, por exemplo, taxistas, artesãos, manicures e, talvez o mais marcante de todos, o empreendedor.
Essa deve ser a grande referência de profissional para quem deseja encarar a carreira de modelo. Empreender é colocar a sua “pele em risco” acreditando sempre nos ganhos imensuráveis ao invés de focar nas perdas.
COMO SE MANTER NA CARREIRA DE MODELO
1) Estado psicológico positivo - É a nossa principal ferramenta para nos impulsionar a alcançar nossos objetivos. Quando estamos abalados, desmotivados, tristes, negativos, é muito provável que o mundo nos retorne coisas negativas. E falando de carreira de modelo é muito mais difícil ser aprovado naquele job de ótimo cachê.
2) Pressão psicológica - O que vem de fora pode nos atingir de formas que se deixarmos podem ser muito perigosas, palavras podem ferir profundamente e causar traumas. Temos que nos preparar para isso, acreditando em nós mesmos, em nossas qualidades, habilidades e conhecer nossas forças, cientes que pessoas podem ser invejosas e maldosas. Não podemos acreditar em tudo o que falam sobre nós. Precisamos nos “blindar” a essa negatividade, precisamos ir além: devemos combater esse tipo de atitude buscando auxílio do seu booker e agência e caso ainda venha sofrer algo do tipo, busque outra agência, outro booker, até mesmo em outra cidade - caso seja viável. Da mesma maneira que existem pessoas agindo sem nenhum profissionalismo, existem muitas outras batalhando no caminho certo, assim como você, de boa-fé... Acredite, as pessoas boas existem! Não desista só porque encontrou algumas laranjas podres no caminho.
3) Manter as medidas - Para perfis fashion (passarela), você precisa manter um corpo de adolescente e perfis comerciais (fotográficos), você precisa manter de uma boa harmonia de curvas e definições no corpo (mesmo que seja um perfil curve ou plus size), de qualquer forma, uma coisa é certa: "boca educada, dinheiro no bolso"!
4) Garra e perseverança - Tenha humildade em seguir as instruções do seu booker e demais profissionais da sua agência, assim como você (ou mais que você), todos querem o seu sucesso. Evite desconforto agindo de forma contraditória às regras de condutas dos mesmos (o trabalho em equipe surte um efeito bem gratificante e super positivo), além do mais, eles têm mais experiência de mercado que você. Siga o seu planejamento de carreira até o prazo negociado e caso não tenha alcançado o resultado esperado, converse com sua agência para que possam encontrar e reparar os erros ou dificuldades, se mesmo assim não resolver, busque por uma outra agência na qual você se identifique, mas deixe as portas abertas, você sabe o dia de amanhã, pode precisar da agência um dia ou até mesmo ela de você.
5) Cultura de moda - Estude constantemente, um bom profissional do mercado precisa compreender maravilhosamente bem a respeito dos trajes, acessórios e demais produtos que irá interpretar para conquistar a venda do mesmo.
REFERÊNCIAS DO MERCADO:
Modelos para mostrar as roupas e só! Show room: Lauren Bacall, Betty Grable & Marilyn Monroe
Editoriais mais perfomáticos, década 70 - Laura Mars
As top models da década de 1990
Uber model, Anos 2000 - Gisele Bündchen
*Agradecimento à colaboração do professor de História: Moda e Literatura Aluízio da FFLCH - USP, São Paulo - SP.
*Com informações de Model to Model.